sábado, 10 de março de 2012

Terezinha Alves de Oliva

                                                                                                               (Foto: Marcos Rodrigues)

    Sergipana nascida em Riachão do Dantas, uma cidade do interior do estado, que se localiza a aproximadamente 95 km da capital.
 
  Primogênita em uma família com dez irmãos, Terezinha aos quatro anos já ingressava na escola, um feito importante para a época, pois 80% da população da sua cidade não era alfabetizada.

  Na década de 1950 os pais de Terezinha Oliva se mudam para a capital, pois Riachão do Dantas era uma cidade agrária, pouco desenvolvida e castigada pelas condições climáticas. Ao chegar a Aracaju foi estudar no Jardim de Infância Augusto Maynard lugar onde aprendeu a ler. No ano seguinte tendo sido transferida para a escola para a Escola Patrocínio de São José.

  Aos 12 anos Terezinha Oliva ingressou na academia sergipana de letras dos jovens estudantes, um movimento literário que agregava vários estudantes dos diversos colégios de Aracaju. Seu ambiente familiar sempre foi bastante favorável ao seu desenvolvimento intelectual, pois seu pai era jornalista, assim a mesma desde cedo já mantinha contanto com os jornais.

   Depois de ouvir o conselho dos pais, Terezinha Oliva decide tentar o vestibular para o curso de história, pois a mesma esteve em dúvidas entre letras e história. Em 1968 ingressa na recém-criada UFS, onde começou de fato a gostar da história.

  Após uma curta experiência como professora nos colégios: Arquidiocesano e Atheneu sergipense, Terezinha no ano de 1974 começa a integrar o quadro de professores da UFS e tendo integrado a primeira leva de professores da instituição que saíram para o mestrado e tendo permanecido no quadro de professores da UFS até o ano de 2004, nesses 30 anos de serviços prestados Terezinha Oliva atuou como professora do Departamento de História, dos Mestrados em Educação e em Geografia e simultaneamente, desenvolvendo algumas funções administrativas, como a de Coordenadora do Programa de Documentação e Pesquisa Histórica do Departamento de História, Vice Chefe do DHI e depois Chefe do mesmo Departamento em dois momentos, além de Coordenadora de Avaliação Institucional na UFS.

  Ainda no ano de 2004 a professora foi convidada pelo reitor Josué Modesto para dirigir o Museu do Homem Sergipano onde permaneceu por 05 anos . E devido ao seu forte envolvimento com a historiografia sergipana hoje ela atua como Superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

  Algumas Obras :
Fausto Cardoso: as idéias de um líder (Artigo)
Impasses do Federalismo Brasileiro (Sergipe e a Revolta de Fausto Cardoso)
Para Conhecer a História de Sergipe /1998 (Lenalda e Terezinha)
Coronelismo e oligarquia em Sergipe: a revolta de Fausto Cardoso/1985(Artigo)



Referências:
Entrevista para os cadernos UFS História edição no. 11 ISSN 19804784. Publicada no Blog : http://antoniolindvaldosousa.blogspot.com/
Foto 1 :  http://casacivil.se.gov.br/noticias/governo-do-estado-realiza-obras-e-acoes-educativas-na-cidade-de-sao-cristovao
Foto 2 : http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl

Nenhum comentário:

Postar um comentário